associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

COMÉRCIO ONLINE CONTINUA A CRESCER EM PORTUGAL

in Destaque
Created: 29 October 2020

Microempresas aumentam a sua presença on-line

Cada vez mais as nossas empresas têm presença on-line, sejam elas grandes empresas ou microempresas. Sites com loja on-line, redes sociais, email, publicidade nos motores de pesquisa são a realidade do nosso comércio hoje em dia. As microempresas do comércio tradicional não se deixam ficar atrás e tem vindo a tornar a presença on-line um aliado para as suas vendas.

De acordo com um estudo da ACEPI Associação Economia Digital, 60% das empresas portuguesas inquiridas já tem internet, um aumento de 20%. “Este crescimento muito significativo deve-se sobretudo ao aumento da presença na internet pelas micro e pequenas empresas”, uma vez que estas representam a maioria do tecido empresarial nacional.

Acompanhando a evolução da economia digital, ACIAB tem vindo junto com as empresas locais a desenvolver instrumentos que disponibiliza aos empresários a possibilidade de estar presente on-line e de potenciar essa sua empresa. Destaca-se o portal Comercio.aciab onde os estabelecimentos comerciais e de serviços são apresentados por concelhos e setor de atividade, com ligações aos seus meios digitais. Por outro lado, apoia os seus associados no desenvolvimento de estratégias de marketing digital para que, a economia digital seja uma realidade na empresa. Ciente da importância da presença digital, recentemente a ACIAB celebrou um protocolo com o município de Arcos de Valdevez para desenvolvimento de uma Plataforma Digital e Colaborativa para as empresas do concelho. O projeto prevê a criação de uma Plataforma Digital e Colaborativa que dinamize as empresas arcuenses, através do desenvolvimento de um diretório digital das empresas de todo o concelho e das bases de dados de infraestruturas e equipamentos que influenciem a atividade económica, nomeadamente, locais de estacionamento, comunicações, rede de transporte, praças de táxis, instalações da administração pública nacional, regional ou local, parques empresariais e espaços comerciais. Pretende-se assim o desenvolvimento, dinamização e promoção das Empresas e do Comércio do concelho e reforçar a presença online das empresas locais, mobilizar e partilhar dados com interesse para atrair potenciais investidores/empreendedores, permitindo uma maior capacidade de inovação e de dinâmica, utilizando as novas tecnologias de informação na promoção da economia.

Em poucas palavras, a presença on-line é um canal de contacto que dá maior visibilidade à empresa e fundamental para aumentar o número de clientes e as vendas que complementa a dinâmica das lojas físicas, possibilitando a compra e venda de artigos numa escala global, vinte e quadro horas por dia.