Campanha chegou ao fim com balanço muito positivo
Foram sorteados os passaportes vencedores da Campanha de Compras de S. Bartolomeu 2020. O sorteio teve lugar na sede da Comissão de Festas de S. Bartolomeu em Ponte da Barca.
Esta iniciativa foi criada numa parceria entre, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a Associação Concelhia das Festas de S. Bartolomeu contando com, o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com especial destaca para as empresas do concelho, tendo como objetivo a sensibilização para as compras no comércio tradicional e a celebração da Romaria de S. Bartolomeu.
Augusto Marinho, Presidente da autarquia de Ponte da Barca em entrevista à ACIAB realça que “Este é um dos muitos casos em que quando as instituições cooperam os resultados atingidos são muitos bons!”, frisando que “ vivemos um tempo diferente, todos nos estamos a adaptar , e, o comércio ressentiu-se desta ausência de pessoas com frequência de pessoas e conjugar a romaria, a ACIAB e o município veio no fundo estimular um pouco o apoio ao comércio tradicional (…) e com esta iniciativa procuramos levar as pessoas a consumir um pouco mais no comércio tradicional dando assim força e projeção ao nosso comércio!”
O autarca expôs ainda que, este exemplo de parceira com a ACIAB é para intensificar, adiantando que “ (…) já falamos na necessidade de sentar, de conversar mais (…) de definir politicas articuladas entre o setor empresarial e as politicas publicas neste caso, as que nos dizem respeito no município, de forma a intensificar esta relação que trás sempre resultados benéficos para todos , seja para os comerciantes, seja para os consumidores e até para quem tem a incumbência de gerir a causa publica, neste caso o município” conclui.
Para o presidente da Comissão de Festas de S. Bartolomeu, Pedro Bragança , a importância da iniciativa “está vista dentro da caixa onde se fez o sorteio! Imensas pessoas que participaram! Os comerciantes aderiram, os barquenses aderiram a esta participação e, como vimos também no sorteio houve pessoas de fora do concelho que, também aderiram. Desde logo aqui, a grande importância da Romaria de S. Bartolomeu nesta parceira que fizemos com a ACIAB e a Câmara Municipal. Sem dúvida que é uma parceria para repetir.” Pedro Bragança diz-nos ainda que, espera que seja uma iniciativa para continuar a fazer parte do programa das festas da Romaria de S. Bartolomeu, sendo o comércio tradicional o grande parceiro da Romaria , (…) estando disponíveis para ajudar o comércio tradicional é sem duvida muito importante para levar mais longe a Romaria de S. Bartolomeu e fazer dela , sem duvida alguma a Romaria de Portugal.
Francisco Araújo , Vice-presidente da ACIAB, realça que foi o primeiro ano que se realizou esta parceria e que “correu bastante bem (…) conseguimos fazer ,o que nunca tinha sido feito aqui Ponte da Barca, com que 200 estabelecimentos comerciais, de vários setores, principalmente comercio , mas de várias áreas de negócios, conseguissem estar todos a fazer parte desta parceria, portanto, isso demonstra que efetivamente aquilo que tentamos todos juntos fazer é uma mais valia acima de tudo, para as empresas, para o negócio, para os comerciantes (…). Sentimos que as pessoas tiveram uma aderência total (…). O ideal será, e, vai acontecer, acreditamos, repetir nos próximos anos (…) e acima de tudo dar maior visibilidade ao comercio e aos comerciantes. É uma altura critica, em que sentimos que o comercio esta um pouco debilitado é importante lançar esta dinâmica empresarial e no fundo mostrar que o próprio comercio também está presente e também quer fazer parte da vida de Ponte da Barca.” O Vice previdente destaca ainda que, a ACIAB está sempre disponível para participar com a autarquia, a associação de festas e outras entidades que façam parte do concelho com objetivo, de dinamizar Ponte da Barca e que, está em aberto ainda este ano fazer mais atividades em parceria. Perante a demonstração, por parte da autarquia e da comissão de festas, no interesse em fazer futuras parcerias com a ACIAB, Francisco Araújo diz que, que “é o caminho a ser traçado, é algo que nos queremos , é algo que pensamos, a dinâmica do concelho de Ponte da Barca passa efetivamente por um conjunto de iniciativas e eventos que se vão fazendo da parte publica, logico, mas também a parte empresarial tem que ajudar, tem que estar presente (…). É fundamental a junção da parte publica com a parte privada, dá uma dinâmica que é necessária e, fundamental ao concelho em si e é isso que nos queremos, é o que queremos propor à própria câmara fazer muitas mais iniciativas que sejam, validas para a parte empresarial, tanto do comercio, como da industria, do turismo e dos serviços e de maneira a que Ponte da Barca possa estar numa perspetiva de conquistar ano após ano novas etapas e, ao mesmo tempo a promover o município de ponte da Barca (…).
Esta é, pois, uma iniciativa com saldo positivo para os parceiros ACIAB , autarquia e comissão de festas sendo unanime que tem de continuar!