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Sete dicas para evitar distracções no trabalho e fazer o seu tempo render mais

in Notícias Gerais
Criado em 19 fevereiro 2020

Os escritórios são geralmente espaços abertos onde estão concentradas as “ilhas” de trabalho ou simplesmente dispostas as mesas de trabalho, entre alguns espaços mais reservados.

O facto de estarmos rodeados de pessoas, pela normal movimentação de um escritório, com os telefones a tocar, o barulho geral do escritório origina distrações no trabalho, diz a Adecco.

Essa perda de concentração traduz-se sempre na perda de tempo e na diminuição da produtividade. Existem trabalhadores que se distraem mais facilmente, mas seja o que for, é impossível que alguém se concentre cem por cento o tempo todo durante toda a jornada de trabalho. Com isto em mente, a empresa de Recursos Humanos elaborou uma lista com sete recomendações para evitar distrações no trabalho.

  1. Planeie o seu dia
    Algumas pessoas concentram-se mais facilmente no início da manhã, já outras atingem o seu pico de produtividade à tarde ou mesmo à noite. Planeie o dia antes de iniciar uma nova jornada de trabalho usando o seu período mais produtivo. Adicionalmente, todos os dias, antes de sair do trabalho, planeie o que fará no dia seguinte. Esses 10 minutos que vai despender a definir os temas para a sua lista de tarefas podem ajudar bastante na concentração.

Se priorizar as questões e agende as tarefas mais importantes, para as horas “mais produtivas” do seu dia.

  1. Aposte na simplicidade
    Por vezes, é comum adiar tarefas importantes. Tendemos a agir assim pensando que não vamos ter tempo para fazer tudo o que deveríamos, sem poder evitar distracções no trabalho. Contudo, está demonstrado que, quanto mais extensa a tarefa a ser executada, mais difícil é evitar as distracções no trabalho. Dividi-la em partes mais pequenas e fáceis de concluir pode ajudar-nos a promover a nossa concentração e a alcançar o objectivo final mais cedo do que se pensava anteriormente.

 

  1. Não faça várias tarefas ao mesmo tempo
    Há pessoas que afirmam poder fazer multitarefas facilmente. Saltam de uma tarefa para outra, interrompendo constantemente a sua concentração, acreditam que assim tiram o máximo proveito de suas capacidades, no entanto, isso está longe de ser verdade. A melhor coisa para evitar distracções no trabalho é dividir em partes mais pequenas e mais viáveis ​​todas as tarefas que deve fazer por dia. Feito isso, escolha qualquer uma e concentre-se em fazê-la até terminar. Depois de concluir, pode passar para a próxima e assim sucesssivamente. Deve concentrar-se exclusivamente num único objectivo até alcançá-lo.

 

  1. Bloqueie as distracções
    Ter muitas janelas abertas no seu browser ou verificar os seus perfis nas redes sociais regularmente torna muito difícil a tarefa de evitar distracções no trabalho e concentrar-se. Pode e deve evitar essas distracções, pondo as notificações em silêncio, desligando o telefone ou colocando-o no modo “não incomodar”. Ruídos de fundo, como pessoas a conversarem ou o chamado “white noise” da TV, também podem ser os piores inimigos da concentração. Mas pode eliminar também essas distracções e trabalhar em silêncio com a ajuda de fones de ouvido com “cancelamento de ruído” ou se colocar no Spotify uma lista de músicas que ajudem na concentração.

 

  1. Comunique aos outros a sua necessidade de concentração
    Como os escritórios geralmente são ambientes amplos e abertos, a equipa caminha de um lado para o outro, conversa e fala ao telefone, e por isso é essencial deixar claro que precisa de concentrar-se. Eduque os seus colegas de trabalho para lhe enviarem emails em vez de o interromperem, com as perguntas que desejam fazer, dessa forma, quando puder, responde. Caso contrário, vão interromper quando menos espera e vai custar mais para recuperar a concentração no que estava a fazer. A chamada solução de recorrer a auriculares também não é má, pois pode mostrar aos seus colegas que que está a tentar evitar distracções no trabalho.

 

  1. Faça as pausas apropriadas
    Não seja excessivamente duro com o seu cérebro e deixe-o descansar a cada momento. Isso não significa que, dentro de 10 minutos após o início da tarefa, deva descansar. Mas cinco minutos a cada hora ajudarão o seu cérebro a estar “mais fresco” e permitirão que seja mais produtivo. Se notar a visão turva e achar que é especialmente difícil concentrar-se, levante-se da sua mesa, estique as pernas, aproveite a oportunidade para tomar um café. Desta forma, quando voltar ao trabalho, será muito mais fácil evitar distracções.

 

  1. Faça a gestão do seu tempo
    Pode acontecer que seja o próprio trabalho que o distraia da sua tarefa. É importante distinguir e priorizar o tipo de tarefas a serem executadas. Algumas são mais importantes e urgentes que outras. Passar muito tempo em tarefas menos importantes é considerado uma distracção em si. Se, no final do dia de trabalho, sentir que não avançou nada, considere essas pequenas tarefas como meras distracções, pois estão a afastá-lo do trabalho que deveria estar a fazer.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 19/2/2020