Sabia que pode alterar a matrícula associada à Via Verde, assim como o cartão associado à sua conta? Saiba como o fazer em passos simples.
A Via Verde é um sistema pioneiro, inventado em Portugal em 1991 e colocou o nosso país como o primeiro em todo o mundo com uma rede integrada de portagem non stop eletrónica e que tornou o nosso quotidiano bem mais simples, não só facilitando o pagamento de portagens assim como de outros serviços associados.
Mas sabia que se pretende utilizar o sistema em várias viaturas não precisa adquirir mais do que um identificador? Mudar a matrícula associada à sua Via Verde ou alterar o cartão de crédito/multibanco associado à sua conta é na verdade bastante simples, e não requer mais do que alguns minutos, como explicamos de seguida.
COMO MUDAR A MATRÍCULA DA VIA VERDE?
Se tiver um identificador Via Verde associado a uma viatura e, entretanto, vender essa viatura, ou se quiser simplesmente passar a utilizar o identificador numa outra viatura, saiba que não tem então que comprar ou alugar um novo identificador.
Para efetuar esta alteração existem duas alternativas:
- Através do site ou aplicação móvel
Pode, de uma forma bastante simples, aceder à sua área reservada no site ou aplicação da Via Verde e alterar a matrícula associada a determinado identificador.
Os passos para mudar a matrícula da Via Verde são os seguintes:
- Aceder ao site ou aplicação da Via Verde e fazer o login;
- Aceder a “Dados de Conta”;
- Selecionar a opção “Viaturas e Identificadores”;
- Clicar na opção “Atualizar dados” no identificador cujos dados pretende alterar. Não se preocupe que não tem que saber o número do identificador. A cada identificador está associada uma viatura, pelo que se tiver mais que uma viatura conseguirá facilmente perceber qual o identificador que deve alterar com base no veículo a ele associado;
- Alterar os dados da viatura associada ao identificador, nomeadamente: nome da viatura (um nome definido por si apenas para que seja mais fácil para si identificar a viatura); matrícula, últimos cinco dígitos do número do quadro, a marca e modelo da viatura e o tipo de seguro do veículo;
Pode ainda solicitar que lhe seja enviado por correio postal o comprovativo das alterações realizadas e uma fita autocolante para colocar o identificador na nova viatura registada.
Tudo pode ser feito a partir de qualquer local, desde que tenha acesso acesso à sua área pessoal na Via Verde, sendo por isso a solução mais rápida e simples.
- Deslocar-se à loja
A outra alternativa que tem disponível é a mais “clássica”, ou seja, terá de se deslocar à loja e tratar tudo com um assistente, que tratará de todo o processo por si, bastando para isso fornecer os seus dados pessoais e de contrato.
COMO ALTERAR O CARTÃO DE PAGAMENTO ASSOCIADO À VIA VERDE?
E se em vez de querer alterar a matrícula da viatura associada a determinado identificador, quiser alterar o cartão de pagamento associado à sua Via Verde?
Saiba que pode fazê-lo também a qualquer momento, e que também não precisa necessariamente de se deslocar a uma loja. Mas desta feita, e infelizmente, não o consegue fazer a partir de casa ou do seu smartphone.
Para alterar o cartão de crédito ou débito associado ao pagamento da Via Verde tem obrigatoriamente de se deslocar até um terminal Multibanco.
Os passos que tem que seguir são os seguintes:
- Insira no terminal Multibanco o cartão de débito que pretende associar à sua conta Via Verde;
- Selecione, sequencialmente, as seguintes opções: Pagamentos e Outros Serviços » Transportes » Via Verde » Substituição de Cartão;
- Insira a referência de pagamento (composta por 11 dígitos) que pode encontrar na sua área reservada no site da Via Verde em “Dados de Conta” » “Viaturas e Identificadores” ou na carta que recebeu juntamente com o seu identificador;
- Confirme a operação clicando na tecla verde/confirmar;
- Guarde o talão comprovativo da operação.
Sabia ainda que a Via Verde permite a opção de ter dois cartões de pagamento associados à mesma viatura? Esta opção poderá funcionar perfeitamente num ambiente empresarial e é conhecida como faturação repartida.
O que é a faturação repartida?
O serviço Faturação Repartida permite associar um mesmo identificador a dois cartões de débito diferentes, fazendo assim com que existam dois responsáveis pelo pagamento da utilização dos serviços da Via Verde.
Esta situação é particularmente útil para situações em que a mesma viatura e identificador são utilizados numa vertente profissional e particular.
Nesta situação é preciso ter em consideração dois conceitos distintos:
- Titular: é o proprietário do identificador e o responsável pelo pagamento de parte das dos encargos pela utilização da Via Verde;
- Utilizador: é quem efetivamente utiliza a viatura (e respetivo identificador) e tem a obrigação de pagar parte dos encargos pela utilização da Via Verde.
De forma resumida e direta, o serviço Faturação Repartida permite definir quem é o titular e quem é o utilizador e definir em que dias e horários os custos da utilização da Via Verde devem ser imputados ao titular ou ao utilizador.
Explicamos com um exemplo:
A Empresa X possui um automóvel que é utilizado a tempo inteiro pelo Funcionário Y, quer para efeitos profissionais, quer para efeitos pessoais.
A empresa decide aderir ao serviço Faturação Repartida e define que o titular é a Empresa X e o utilizador é o Funcionário Y.
Para além disso, define também que os encargos com o serviço da Via Verde devem ser imputados à empresa caso a Via Verde seja utilizada entre as 8:00 horas e às 19:00 horas de segunda a sexta-feira, sendo que os restantes encargos serão da responsabilidade do utilizador e deverão ser pagos por este.
Uma vez que existem dois meios de pagamento distintos (um para o titular e outro para o utilizador), encargos derivados dos seus compromissos profissionais nunca seriam cobrados ao utilizador e, da mesma forma, a utilização pessoal a Via Verde (fora do horário de trabalho) nunca seria cobrada à empresa.
A adesão ao serviço Faturação Repartida pode ser feita na área reservada no site da Via Verde.
Se for o titular do identificador, pode enviar, através do site, uma proposta de Faturação Repartida ao utilizador, sendo que este pode aceitar ou recusar a proposta.
Se for o utilizador, pode enviar um convite ao titular do identificador e este, se assim o entender, poderá aderir ao serviço ao enviar uma proposta de Faturação Repartida ao utilizador.
Fonte: e-konomista.pt, 12/2/2020