Imprimir

Abrir atividade ou abrir empresa? Esclareça as suas dúvidas

in Notícias Gerais
Criado em 28 janeiro 2020

Se está a pensar tornar-se trabalhador independente, conheça as vantagens e desvantagens de abrir atividade ou abrir empresa.

Está a pensar em avançar por conta própria e tornar-se trabalhador independente, mas tem dúvidas sobre se deve abrir atividade ou abrir empresa? Continue a ler, saiba quais os requisitos e obrigações e descubra a melhor opção para si.

Se chegou até esta fase, já sabe que um trabalhador independente é alguém que exerce uma atividade profissional sem sujeição a contrato de trabalho ou a contrato legalmente equiparado, ou se obrigue a prestar a outrem o resultado da sua atividade.

QUEM SÃO OS TRABALHADORES INDEPENDENTES?

Segundo a Segurança Social, consideram-se abrangidos pelo regime dos trabalhadores independentes:

ABRIR ATIVIDADE OU ABRIR EMPRESA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Abrir atividade como trabalhador independente

Escolher abrir atividade como trabalhador independente e passar recibos verdes é provavelmente a escolha mais comum do regime freelancer, mas isto não quer dizer que seja a melhor opção para todos os casos.

Iniciar a atividade como trabalhador independente exige entregar a declaração indicada para o efeito através do portal das finanças ou numa repartição das finanças. Este procedimento não tem qualquer custo associado.

Ao preencher a declaração de início de atividade, deverá indicar uma estimativa de quanto vai faturar anualmente:

Em relação ao IRS, enquanto trabalhador independente, os seus rendimentos vão ser taxados e parte será entregue ao Estado.

Quando esta entrega é feita logo à partida pelos seus clientes, chama-se retenção na fonte. As taxas aplicáveis dependem do seu CIRS (Código do IRS).

Vantagens

Desvantagem

Abrir empresa em nome individual

O primeiro passo será criar a empresa e isso poderá facilmente feito através dos serviços Empresa OnlineEmpresa na Hora ou numa repartição das finanças.

Como empresário em nome individual, abrir um empresa tem o custo de 360 euros, valor que deve ser liquidado no ato da constituição.

Ainda fazem parte dos custos iniciais o registo da empresa, 360 euros no Empresa na Hora e 220 euros no Empresa Online.

O registo da marca, Online, 126,17 euros é o custo da 1.ª classe e o custo adicional é de 31,99 euros.

Ainda que não seja obrigatório, é também possível optar pela Requisição do Certificado de Admissibilidade que tem um custo de 75 euros.

No decorrer da atividade, existem obrigações fiscais a ter em conta. No entanto é possível ter isenção em algumas situações. O imposto sobre o lucro (IRC) é taxado a 21%, mas nos primeiros 15 mil euros de lucro, a taxa é de 17%.

Um empresário em nome individual pode também usufruir da isenção de IVA, caso tenha o regime de contabilidade simplificada e fature menos de 10 mil euros por ano.

Nas restantes situações é aplicado o IVA em vigor, de acordo com a atividade exercida.

Ao optar pelo regime de contabilidade organizada, é obrigatório ter um contabilista.

Vantagens

Desvantagens

Agora que já conhece os requisitos e as principais vantagens e desvantagens de cada opção, cabe-lhe a si decidir qual a melhor, se é abrir atividade ou abrir empresa.

Fonte: e-konomista.pt, 28/1/2020