Imprimir

Quer testar os seus conhecimentos sobre impostos? AT lança questionário

in Notícias Gerais
Criado em 06 agosto 2019

Sabe quais as modalidades que pode utilizar para pagar os seus impostos? Esta é uma das seis questões que constam do questionário interativo que foi lançado pela AT para testar os conhecimentos dos contribuintes sobre impostos. ‘Quiz’ pode ser consultado no portal do governo.

 Autoridade Tributária Aduaneira lançou um quiz interativo para estimular a literacia fiscal. O questionário que consta do portal do governo foi realizado em parceria  coma Agência para Modernização Administrativa (AMA). Sabe quais as modalidades que pode utilizar para pagar os seus impostos? Esta é uma das seis questões que constam do questionário interativo para testar os conhecimentos dos contribuintes sobre impostos.

Na página da AT é dado conta que “foi lançado um inquérito aos contribuintes, no âmbito do Protocolo entre a AT e o Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX) da Agência para Modernização Administrativa (AMA)”. A administração fiscal realça que trata-se de um quiz interativo, cujo objetivo “é estimular a literacia fiscal, a partir de seis perguntas breves sobre a legislação fiscal e o leque de serviços da AT”.

“Participe em quizat.gov.pt. Estamos a trabalhar para melhor informar e servir os cidadãos”, lê-se no Portal das Finanças no  Boletim Informativo da AT referente a abril/Junho de 2019, onde constam também conta de notícias do fisco, principais novidades legislativas e agenda fiscal.

Como qualquer questionário, o quis agora lançado pela AT que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos dos contribuintes em matéria de impostos, num teste que, assegura o fisco não demora mais de dois minutos.

Do quiz interativo, que pode ver aqui constam seis questões. Esta é a primeira pergunta do teste:  Quando efetua o pagamento de um documento de cobrança (IMI, IRS, IRC, IUC…) numa caixa multibanco, o talão da operação serve de comprovativo do pagamento, tal como aquele que obtém nos Serviços de Finanças? A resposta certa surgirá após responder a todas as questões e receberá a pontuação da AT ao questionário.

 Fisco assina cinco protocolos de cooperação para reforçar cidadania fiscal

A AT assinou a 25 de março cinco protocolos de cooperação com várias entidades que, em comum, têm o facto de visarem a promoção da cidadania fiscal e a melhoria da comunicação entre a AT e os contribuintes.

Um dos protocolos envolve a Direção-Geral da Educação e terá por objetivo a concretização de projetos de educação fiscal junto dos mais jovens. Entre as iniciativas previstas inclui-se o desenvolvimento de conteúdos de educação fiscal a serem divulgados nos estabelecimentos de ensino e a realização de eventos destinados à sensibilização para a literacia fiscal.

Um segundo protocolo, entre a AT e a Direção-Geral do Ensino Superior, pretende alargar aos alunos do ensino superior iniciativas informativas de cidadania fiscal, procurando sensibilizar os jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho (e a tornarem-se contribuintes mais ativos) para a importância do cumprimento das obrigações fiscais.

A assinatura destes acordos de cooperação foi feita durante uma conferência sobre “Cidadania fiscal 2.0” que decorreu, EM MARÇO, no Ministério das Finanças e durante a qual a professora universitária Clotilde Palma sublinhou a necessidade de se fazer a ligação entre civismo fiscal e os valores da vida em sociedade.

Na ocasião, o ministro das Finanças, Mário Centeno, também anunciou que a partir do dia 01 de abril (coincidindo com a entrega da declaração do IRS) cada vez que um contribuinte cumprir uma obrigação fiscal através do Portal das Finanças, ser-lhe-á mostrado um gráfico que revela quais os serviços e funções do Estado que são financiados pelos seus impostos.

Os protocolos estreitam ainda a cooperação entre a AT e a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) na divulgação e utilização de filmes, livros e jogos nos contratos celebrados com as direções-gerais da Educação e do Ensino Superior.

A AT assinou também protocolos com a Agência para a Modernização Administrativa e com o Instituto Nacional de Estatística (INE). O primeiro formaliza os trabalhos de aplicação de estratégias de ‘perceção comportamental’ nos serviços da AT visando orientá-los para uma melhor abordagem aos contribuintes através da reconfiguração do atendimento presencial.

Este tipo de estratégias já estão em curso no LabX — Laboratório de Experimentação da Administração Pública.

O segundo protocolo permite que os dados já disponibilizados pela AT ao INE fiquem acessíveis à comunidade científica, através do INE, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Direção-Geral das Estatísticas da Educação e Ciência.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 5/8/2019