Imprimir

TAEG: o que significa e para que serve

in Notícias Gerais
Criado em 11 junho 2019

TAEG: o que significa? A TAEG é um bom indicador para comparar propostas de crédito, dado que determina o custo global que este teria para o consumidor.

TAEG: o que significa? Esta é, de facto, uma questão que muitas vezes surge no momento de se recorrer ao crédito. A TAEG, Taxa Anual Efetiva Global, consubstancia o custo total de um empréstimo para o cliente. Este indicador é expresso sob a forma de uma percentagem (anual) do valor recebido de crédito.

De outra perspetiva, o valor da TAEG pode ser entendido como o montante que a instituição de crédito arrecada ao conceder o empréstimo.

TAEG: O QUE SIGNIFICA E O QUE ENGLOBA NO SEU CÁLCULO?

Com o objetivo de explicar o que significa a TAEG vamos então recorrer ao caso hipotético de uma taxa de 9,96%. Neste caso concreto, esta taxa significaria que, além de reembolsar o valor para o qual solicitou financiamento, o cliente teria de pagar em custos associados ao crédito, por ano, o equivalente a 9,96% do montante do empréstimo.

O CÁLCULO DA TAEG INCLUI:

CONTUDO, NÃO INCLUI:

ONDE É INDICADA A TAEG?

A TAEG surge referenciada na informação pré-contratual que é fornecida ao cliente, isto é:

IMPORTÂNCIA INERENTE A ESTE INDICADOR

No momento da decisão sobre qual o agente financeiro que proporciona as melhores condições de crédito, a TAEG afirma-se como um indicador capaz de refletir uma correta avaliação das propostas de financiamento em comparação. Não obstante, o cliente deve ter em linha de conta as taxas variáveis, que assumem também um papel de relevância, e, se possível, negociar estas com o seu banco.

A TAEG, o que significa, como se calcula e que aspetos ter em linha de conta constituem fatores preponderantes na avaliação de um crédito. Para calcular a TAEG pode utilizar o simulador do Banco de Portugal.

Fonte: e-konomista.pt, 11/06/2019