associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Desfile dos Bois da Páscoa realizou-se no dia 7 de abril em Arcos de Valdevez

in Eventos
Criado em 09 abril 2019

No dia 7 de abril, em Arcos de Valdevez, realizou-se mais uma Edição do Desfile dos Bois da Páscoa.

Este evento é uma tradição à qual a ACIAB em parceria com o Município de Arcos de Valdevez, a ARDAL e a Cooperativa de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e vários talhos de Arcos de Valdevez dão continuidade, uma tradição secular que pretende dar a conhecer os usos e costumes do concelho.

Os Desfile dos Bois da Páscoa, iniciou pelas 10h30, no Parque da Ponte Nova, com a concentração de animais enfeitados a rigor pelos seus proprietários.

No entanto, devido às más condições meteorológicas, não foi possível realizar-se o Desfile dos Bois da Páscoa pelas ruas de Arcos de Valdevez, pelo que  os animais e os carros de bois da Páscoa continuaram em exposição durante o dia, tendo sido muitos os visitantes que se deslocaram a Arcos de Valdevez, local da exposição, para apreciar os belos exemplares de raça bovina assim como desfrutar da animação da tradicional musica típica desta região, com a atuação de ranchos e rusgas.

O Desfile de Bois tem como objetivo mostrar ao público os animais típicos da região das várias raças, cachena e minhota, propriedade dos Talhos de Arcos de Valdevez, Salsicharia S. Vicente, Talho Bom Gosto, Talho das Choças, Talho Tradições Vale do Vez, Talho O + Económico, Talho da Lapa.

Após a exposição, os animais que participam são abatidos e a carne saborosa e de muita qualidade será comercializada e consumida durante os festejos da Páscoa. A carne dos bovinos é extremamente apreciada pela população local, e também por visitantes que se deslocam propositadamente a Arcos de Valdevez para adquirir a carne. No final do desfile foi oferecido um lanche a todos os participantes.

Ao longo dos últimos anos tem havido uma aposta por parte dos agricultores da região, na promoção e divulgação a raça cachena, e desta forma atrair visitantes à região para descobrir a nossa deliciosa gastronomia.

As entidades locais acompanham esta promoção integrada, pois é uma forma de divulgar o vasto rico património do concelho, promovendo, a cultura, o comércio, a restauração e hotelaria, dinamizando a economia local.

A ACIAB pretende continuar a promover iniciativas que dêem a conhecer as riquezas da região, contribuindo para uma cultura integrada de dinamização dos negócios locais.