Print

Pedido de Certidão de Acidentes Rodoviários online

in Notícias Gerais
Created: 05 May 2009

O Ministério da Administração Interna, no âmbito do Programa Simplex 2008, em conjunto com as Forças de Segurança,  disponibilizou um Portal de Acidentes Rodoviários que, permite efectuar online o pedido de Certidão de Acidentes Rodoviários.
Esta medida visa disponibilizar ao cidadão, assim como às companhias de seguros, uma maior simpliciade em efectuar o pedido de emissão da certidão. Assim, evita-se a deslocação a um posto da Guarda Nacional Republicana ou esquadra da Policia de Segurança Publica.
Por outro lado, permite-se a escolha, dentro dos locais disponíveis e tendo em conta a entidade a quem foi atribuída a gestão da ocorrência, do local onde poderá ser levantada a certidão.
De referir que o acesso e o pedido de certidão via Portal dos Acidentes Rodoviário, disponível em https://acidentesrodoviarios.mai.gov.pt não dispensa a deslocação, aos postos e esquadras para levantamento da mesma e confirmação da identificação presencial do requerente. Por outro lado, a emissão da Certidão de Acidentes Rodoviários só é possível, sempre e quando, o processo de registo e respectivas diligências respeitantes à ocorrência efectuadas pelas Forças de Segurança estejam concluídas.
Os utilizadores, ao concluirem o pedido serão informados pelo sistema da data prevista de levantamento da certidão, devendo este ser efectuado dentro do horário de expediente administrativo (dias úteis, das 9h às 17h).
A Certidão será entregue mediante o pagamento da respectiva custa associada.


Fonte: Boletim do Contribuinte (5 de Maio de 2009)