Imprimir

Candidatura ao contrato emprego inserção

in Notícias Gerais
Criado em 21 março 2018

Saiba como funciona, a quem se destina, em que consiste o apoio concedido pelo contrato emprego inserção e que montantes em dinheiro pode vir a receber.

O Contrato Emprego Inserção é um uma medida de apoio criada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que consiste na oportunidade de realização de trabalho socialmente útil por desempregados que beneficiam de subsídio de desemprego ou de subsídio social de desemprego, dando resposta a necessidades locais e regionais, em entidades coletivas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, durante o período máximo de um ano.

Ficou interessado no assunto? Então, fique atento e saiba tudo sobre este estímulo ao emprego.

SAIBA TUDO SOBRE O CONTRATO EMPREGO INSERÇÃO

Existem 3 modalidades de atribuição deste apoio:

CANDIDATURAS AO CONTRATO EMPREGO INSERÇÃO

Podem promover o contrato emprego inserção as entidades coletivas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, designadamente:

As entidades coletivas privadas do setor empresarial local também podem ser elegíveis para se candidatar, desde que sejam totalmente participadas pelos municípios, pelas associações de municípios (independentemente da respetiva tipologia) e pelas áreas metropolitanas.

As candidaturas não deverão visar a ocupação de postos de trabalho e têm prioridade aquelas cujos projetos obedeçam aos seguintes requisitos:

prevejam a existência de formação prévia dos beneficiários, designadamente em contexto de trabalho;

se integrem nos domínios do apoio social e do património natural, cultural e urbanístico.

A QUEM SE DESTINA ESTA MEDIDA?

O contrato emprego inserção destina-se aos desempregados inscritos nos serviços de emprego, beneficiários de subsídio de desemprego ou de subsídio social de desemprego.

O contrato emprego inserção + destina-se a desempregados beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos desempregados abrangidos pelo contrato emprego inserção é feita pelo IEFP. Os desempregados subsidiados que se encontrem numa das seguintes situações são considerados prioritários:

EM QUE CONSISTE ESTE APOIO AOS DESEMPREGADOS?

O contrato emprego inserção permite auferir mais rendimentos. Entenda como:

Fonte: e-konomista.pt, 21/3/2018