associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Sabe Que Pode Ser Alvo de Inspeção Fiscal do IRS?

in Notícias Gerais
Criado em 05 dezembro 2017

Em teoria todos os contribuintes podem ser alvo de uma inspeção fiscal do IRS, independentemente dos valores das declarações. Na prática, porém, existem alguns contribuintes com mais probabilidades de serem visitados pelos inspetores do Fisco.

Sorteio

Grande parte das inspeções do Fisco decorrem de sorteio. Como a sorte (ou o azar) pode calhar a todos, convém estar preparado para uma inspeção fiscal do IRS.

Mentiras no IRS

Mesmo sem o saber, o contribuinte pode estar a cometer alguma gralha no IRS. Estas falhas no IRS acionam um sinal de alerta e podem ser inspecionadas pelo Fisco.

Conheça 5 alturas em que está a mentir no IRS.

5 Alturas em que Está a Mentir no IRS

Preencher o IRS pode ser frustrante. Por vezes cometemos erros no IRS mesmo sem saber. Sem ter essa intenção, em certas alturas pode-se mesmo mentir no IRS. Estes são 5 exemplos.

Valores diferentes

O empregador (ou empregadores) envia-lhe todos os anos com antecedência uma notificação com os valores pagos no ano anterior. A sua declaração de IRS deve conter estes valores exatos, caso contrário está a mentir no IRS. Esta situação chama-se de divergência no IRS e congela o reembolso do IRS.

Esquecer valores

Quem trabalha como freelancer em Portugal, por exemplo, pode esquecer-se de colocar valores de determinados trabalhos efetuados no IRS. É requisitado ao trabalhador independente que coloque todos os seus rendimentos derivados do exercício da atividade.   

Declarar-se dependente

O conceito de agregado familiar e de dependente é muitas vezes mal compreendido, preenchendo-se declarações com dependentes que já não o são na verdade.

Confira quem faz parte do agregado familiar e 5 questões sobre dependentes para efeitos de IRS.

Declaração de rendas

Um inquilino tem de declarar as rendas que pagou, tal como o seu senhorio, que pode optar pelo englobamento de rendimentos prediais no IRS. Os dados declarados por um e pelo outro devem coincidir.

Exagerar deduções

Apesar de poder deduzir várias despesas no IRS, existem limites para as deduções do IRS. Tenha em mente que todas as despesas declaradas no IRS devem ser registadas no portal e-fatura.

Atenção também para as despesas de trabalho no IRS, em especial as despesas dos trabalhadores recibos verdes.

Consequências

Mesmo que cometa algum erro no preenchimento do IRS, se ainda não tiver terminado o prazo de entrega do IRS, pode fazer uma correção sem qualquer penalização: pode entregar uma declaração de substituição.

Caso contrário, arrisca-se a uma coima por mentir no IRS.

Despesas elevadas

O contribuinte tem luz verde para inserir as despesas na declaração de IRS. Contudo, as despesas têm de ser justificadas, o que é feito por inspeção fiscal. As despesas avultadas declaradas tornarão à partida as respetivas declarações passíveis de serem inspecionadas.

Trabalhadores independentes

Os trabalhadores independentes, sobretudo os que apresentam resultados negativos durante anos consecutivos, também podem chamar a atenção da inspeção fiscal.

Caso se registe um desvio significativo no comportamento do contribuinte, ou comparativamente com os parâmetros habituais do seu tipo de atividade, este também pode levantar suspeitas.

Denúncia

Fazer uma denúncia às Finanças é simples e pode mesmo resultar num processo de inspeção fiscal para averiguação.

 

Fonte: economias.pt, 4/5/15