Imprimir

Autoridade para as Condições do Trabalho deteta mais 700 irregularidades na construção civil

in Notícias Gerais
Criado em 04 dezembro 2017

Em cerca de 680 situações irregulares as empresas foram imediatamente notificadas para adotarem as medidas necessárias ao efetivo cumprimento das normas legais em matéria de segurança e saúde no trabalho e prevê-se a adoção de cerca de 100 processos de contraordenação.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) detetou mais de 700 irregularidades numa ação inspetiva a nível nacional que desenvolveu de 13 a 17 de novembro sobre o setor da construção civil, com o objetivo de promover a redução da sinistralidade no setor.

De acordo com um comunicado da ACT, “nessa semana, foram acompanhadas mais de 330 estaleiros de construção civil e visitadas as sedes de cerca de 60 empresas do setor que tiveram, no ano passado, acidentes de trabalho”.

Segundo esse documento, “foram verificadas mais de 700 irregularidades, principalmente relacionadas com andaimes e equipamentos de trabalho”.

“Por representarem um perigo grave ou probabilidade séria da verificação de lesão da vida, integridade física ou saúde dos trabalhadores, foram suspensos imediatamente 26 trabalhos em curso”, assegura a ACT.

Além disso, “em cerca de 680 situações irregulares as empresas foram imediatamente notificadas para adotarem as medidas necessárias ao efetivo cumprimento das normas legais em matéria de segurança e saúde no trabalho e prevê-se a adoção de cerca de 100 processos de contraordenação”.

Ainda de acordo com a ACT, com esta ação – que envolveu mais de 180 inspetores – beneficiaram mais de 2.500 trabalhadores, tendo sido detetados 26 trabalhadores não declarados.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 4/12/2017