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Envia este tipo de email? É provável que seja odiado pelos seus colegas

in Notícias Gerais
Criado em 25 agosto 2017

O email é uma forma rápida de comunicar com os colegas de trabalho e, usado corretamente, pode agilizar processos. Mas é preciso bom senso!

A sua parte do trabalho está feita e, para terminar, só precisa que o seu colega envie a informação já pedida. Enviar um email a lembrar o trabalho atrasado pode ser uma boa ideia, mas tenha cuidado com a escolha de palavras. E se costuma enviar lembretes por tudo e por nada, saiba que este hábito pode ser considerado irritante e, pior ainda, fazer com que os seus colegas o odeiem secretamente.

EMAILS QUE DEIXAM OS SEUS COLEGAS DE NERVOS EM FRANJA

Todos nós já o fizemos com a intenção de pedir de forma não conflituosa um trabalho atrasado. No entanto, pode não ser esta a mensagem que chega aos seus colegas, principalmente se o fizer com rodeios.

Usar linguagem pouco assertiva pode prejudicar a sua credibilidade ou até fazê-lo parecer inseguro aos olhos dos seus colegas. E se está a usar palavras como “talvez” ou “possivelmente”, é natural que os seus colegas não o levem a sério e acabem por não lhe dar a resposta que pede e a importância devida. Claro que não é preciso ser agressivo, mas não exagere nas palavras “suaves”.

Passemos à segunda fase das consequências deste mau hábito. Enviou o email e este ficou perdido na caixa de correio eletrónico. Decide, então, enviar um novo lembrete. Acredite, está a cavar a sua sepultura! Não só não verá a sua situação resolvida, este novo lembrete vai também cair no esquecimento, como irá ainda aumentar o ódio que os seus colegas começam a sentir por si.

Precisa de acabar o trabalho, não é? Experimente falar pessoalmente com o colega em falta, agendar uma reunião de 10 minutos, por exemplo, ou reenviar o email original sinalizado como urgente.

Continue a ler e conheça os hábitos mais irritantes no envio de mensagens de correio eletrónico entre colegas de trabalho!

8 HÁBITOS DE EMAIL QUE PODEM ENFURECER OS SEUS COLEGAS

  1. Não responder;
  2. Responder só com um OK;
  3. Não preencher a linha do assunto;
  4. Enviar marcado como urgente sem necessidade;
  5. Usar cores no texto;
  6. Escrever tudo em maiúsculas;
  7. Usar sempre a opção “responder a todos”;
  8. Ter uma assinatura quilométrica que inclui citações preferidas.

Fonte: e-konomista.pt, 24/8/2017