associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Seminário “Qualidade e Segurança Alimentar” registou grande afluência

in Eventos
Criado em 27 novembro 2009

A ACIAB em parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca realizou, no dia 14 de Novembro, sábado, pelas 14:30 horas, um seminário subordinado ao tema “Qualidade e Segurança Alimentar”, no Restaurante das Piscinas Municipais em Ponte da Barca.

A sessão foi aberta por Ricardo Armada, Vereador da Saúde e Acção Social da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Paulo Pimenta, Presidente da Assembleia Municipal de Ponte da Barca, Carlos dsc07406Daniel Pinheiro Bravo, Adjunto da Delegada Regional de Saúde da Região Norte e Francisco Peixoto Araújo, Director Executivo da ACIAB. Francisco Peixoto Araújo salientou a importância de “debater esta temática nas empresas, nos dias que correm, e da necessidade destas investirem mais na área da formação para que as lacunas das empresas sejam cada vez menos”, referiu. O Director Executivo da ACIAB aproveitou ainda para agradecer ao município de Ponte da Barca todas as parcerias que tem feito com a Associação, no sentido de dotar os empresários com informação e mecanismos vários, úteis para os seus negócios.dsc07424__1

A iniciativa contou com um painel de oradores que aprofundaram um pouco mais a temática da qualidade e segurança alimentar. Paulo Martins, Médico Veterinário da Câmara de Ponte da Barca, abordou a segurança alimentar de um ponto de vista regulamentar, dando indicação das leis mais relevantes para esta área.

José António Flores, representante da Direcção Regional do Norte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), elucidou os presentes sobre as práticas de higiene dos géneros alimentícios, os seus requisitos legais e responsabilidades.

Rita Pinheiro, pertencente ao Departamento das Ciências de Engenharia e Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, falou sobre a segurança alimentar na prática e Fernando Rodrigues, proprietário e gerente do Restaurante Kibom, falou, com base na sua experiência, na segurança alimentar e vigilância de toxinfecções alimentares. Por último, Lígia Sá, Delegada de dsc07402Saúde de Ponte da Barca, promoveu o debate onde os participantes puderam esclarecer dúvidas.

Sempre com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integrado das empresas, o objectivo deste seminário foi sensibilizar e informar todos os operadores do sector alimentar e proporcionar-lhes o melhor auxílio possível no cumprimento das disposições legais em vigor no âmbito da Segurança Alimentar, nomeadamente na implementação do Sistema HCCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo).dsc07420

Com estas iniciativas pretende-se proporcionar às empresas competências e mecanismos fundamentais para que estas consigam dar respostas atempadas aos processos de mudança no que concerne à qualidade e segurança alimentar.