Imprimir

Em Apenas Dois Meses a ACIAB já Apoiou a Criação de Mais Sete Empresas

in Notícias Gerais
Criado em 17 março 2014

Curso de Empreendedorismo Feminino é o Impulsionador dos Negócios

 

Duas novas empresas abriram ao público recentemente, e o motor para a sua criação foi a ACIAB, no âmbito do curso de Empreendedorismo Feminino promovido em 2013, para quinze mulheres.

 

Com um incentivo de 5.030 euros, Verónica Pereira inaugurou, no dia 9 de março, a empresa “The Clock”, que se dedica a tatuagens, pintura e escultura. O incentivo monetário possibilitou à empresária o impulso necessário para concretizar um sonho, uma vez que lhe permitiu uma maior capacidade para empreender, que não seria tão acessível sem a ajuda da ACIAB.

 

Em janeiro, também Luísa Guimarães abriu o seu salão de cabeleireiro com o mesmo nome, e também nos mesmos moldes, ou seja com um incentivo de 5.030 euros. Igualmente, durante os meses de janeiro e fevereiro abriram ainda atividade mais cinco empresas, de diferentes ramos: artesanato, serviços jurídicos, animação de eventos infantis, cuidados de beleza e serviços de cabeleireiro.

 

Este curso de empreendedorismo feminino foi o segundo que a ACIAB promoveu nos últimos anos, sendo que na anterior edição foram criadas nove empresas em vários ramos de negócio. Até ao final do ano, perspetiva-se a criação de mais nove empresas das formandas que frequentaram este curso de empreendedorismo feminino.

 

Relembra-se que o curso é apoiado pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano e foi criado com a finalidade de favorecer o autoemprego, a capacidade empresarial e a qualidade da participação das mulheres na vida ativa. Num total de 200 horas, as empresárias abordaram temáticas que lhes permitiram as bases e as noções necessárias para implementar e gerir um negócio, tais como gestão, igualdade de género, relações interpessoais, liderança e tecnologias de informação e comunicação. No final, com o apoio de um consultor especializado (80 horas) criaram o Plano de Negócio para as suas empresas.

 

A ACIAB pretende, com esta tipologia de cursos, proporcionar a abertura de novas empresas e de novo investimento na região, por mulheres empreendedoras e assim contribuir para o desenvolvimento económico.