associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Select your language

ACIAB promove a criação de mais uma empresa no âmbito do Empreendedorismo Feminino

in Associados
Création : 18 avril 2012

O curso de Empreendedorismo Feminino que a ACIAB promoveu, em 2010, continua a ser uma alavanca para a criação de empresas. Recentemente foi a formanda Paula Oliveira que abriu o seu negócio na área da topografia e toponímia e recebeu agora, da ACIAB, um incentivo de 5.000 euros, indispensável para uma maior capacidade empresarial do empreendimento.

 

A “Monspot” fornecendo serviços tais como levantamentos topográficos, atribuição de números de polícia, elaboração de trilhos entre muitos outros, pretende colmatar uma falha de mercado identificada. Paula Oliveira encontrava-se desempregada na altura em que começou a frequentar a ação de formação e salienta que “foi uma oportunidade única porque já tinha ideia do negócio há muito tempo e através do curso foi possível transformar as ideias em realidade”.

 

O curso de Empreendedorismo Feminino ajudou-a, acima de tudo, a perceber como se cria uma empresa pois “temos uma ideia de como são as coisas e quando vamos fazer o curso é completamente diferente, aprendemos imenso e o consultor teve um papel primordial” afirmou. Neste momento o objetivo principal passa por “batalhar no terreno, estamos a visitar as juntas de freguesia e estou também a trabalhar na publicidade para dar a conhecer a empresa” declarou.

 

Paula Oliveira deixa um conselho a quem quer abrir um negócio por conta própria, “a primeira fase é realmente tentar informar-se de como abrir o negócio, quais as etapas que são necessárias para a abertura e se for possível fazer este curso ainda melhor porque nos alarga os horizontes”, concluiu.

 

O objetivo do curso foi promover estratégias de apoio ao empreendedorismo feminino e incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o autoemprego, a capacidade empresarial e a qualidade da sua participação na vida ativa. Durante cerca de 200 horas de formação as temáticas incidiram sobre o domínio da igualdade de género, da gestão, das relações interpessoais, da liderança e tecnologias de informação e comunicação; e do desenvolvimento de um Plano de Negócio para as empresas a serem criadas.

 

A ACIAB considera que promover este tipo de ações é fundamental pois promovem o empreendedorismo e fomentam a cultura empreendedora, proporcionando, nomeadamente às mulheres, a abertura de empresas em diversos ramos de negócio contribuindo assim para o crescimento económico.

 

foto

Paulo Falcão, presidente da direção da ACIAB, Paula Oliveira, empresária

e Fernanda Velinças, coordenadora do Gabinte de Formação da ACIAB