Imprimir

Fernanda Sá - "Fernanda Sá decorações"

in Associados

“Não vivo sem criar, até nos sonhos tiro desenhos”

 

fernanda_sDinâmica, empreendedora e com espírito aventureiro, Fernanda Sá é uma amante da vida, gosta de desafios e “conformismo” não existe na sua vida. Empresária de sucesso tem o seu atelier em Arcos de Valdevez, na área de decoração de eventos e há alguns anos foi pioneira na criação de uma linha de complementos de noiva, área que continuou a desenvolver e que, atualmente, vende por todo o país. O seu trabalho tem grande visibilidade, tendo as suas criações saído várias vezes em revistas de renome nacional. Sempre atualizada, a par das últimas tendências, não vive sem criar e embora o gosto também se eduque, acredita que a inspiração nasce com a pessoa.

 

 

Conte-nos o seu percurso na área? Como é que começou este negócio?

Comecei por trabalhar na área de móveis e decorações depois foi surgindo a necessidade de criar, desejo que sentia desde muito nova. Daí nasceu a ideia de abrir um atelier que me permitisse expandir as minhas ideias e também satisfazer as necessidades do mercado nesta área de decoração de eventos que na época era inexistente.

 

 

Quais são os serviços que presta?

Decoração de eventos, isto é, decoração de casamentos, festas empresariais, festas temáticas, para além disto, todos os anos crio uma coleção de complementos de noiva que temos em lojas do setor em todo o país. Também sou uma apaixonada pela pintura abstrata onde tenho vindo a realizar alguns trabalhos.

 

 

O serviço permite fazer a fidelização de clientes?

Sem dúvida, desde que se trabalhe com dedicação, profissionalismo, honestidade e competência, no fim do trabalho realizado já existe uma relação de cumplicidade entre nós e o cliente e que se mantém ao longo do tempo.

 

 

Quantas pessoas trabalham consigo?

Depende da época do ano, no verão o trabalho é mais intenso e aí tenho mais colaboradores, por vezes somos oito elementos.

 

 

Como é que cria, onde vai buscar a inspiração?

Depende, às vezes sinto necessidade de ir a locais diferentes para ver coisas novas, muitas vezes também me acontece enquanto estou a dormir criar uma obra, não vivo sem criar, até nos sonhos tiro desenhos.

 

 

Como reage à concorrência?

Optando pela diferença.

 

 

Há quanto tempo é associada da ACIAB?

Há cerca de 14 anos.

 

 

Trabalha só no concelho ou a área é mais abrangente?

Acaba por ser mais abrangente porque também trabalho na região de Braga, Guimarães, Famalicão e também no concelho vizinho de Ponte de Lima. A nível de setores de complementos de noiva, como já referi, cobrimos todo o país e estamos em fase de preparação para trabalharmos com a Galiza.

 

 

Como é que hoje em dia as pessoas veem o casamento?

Muito diferente de há uns anos atrás. É um dia que se pressupõe que seja único, daí o empenho das intervenientes, neste caso as noivas, preocupadas em proporcionar aos seus convidados e a elas próprias um dia agradável. Os preparativos também são muito diferentes de antigamente, hoje em dia é um processo que se vai desenvolvendo com meses de antecedência.

 

 

O que é que propõe, por exemplo, para dinamizar um pouco o ambiente comercial nesta época natalícia?

O comerciante tem de incentivar, por exemplo, o cliente a entrar no seu estabelecimento e para isso um bom ponto de referência é a sua montra, há que criar uma chamada de atenção. A animação de rua penso que também é uma mais-valia interessante, enfim criar alternativas para que o cliente não tenha de se deslocar às grandes superfícies.

 


Que expectativas tem quanto ao futuro?

Trabalhar cada vez melhor e fazer a minha valorização pessoal nesta área sempre que possível.

 

 

 

Entrevista realizada em dezembro de 2008