Imprimir

Temos simpatia e boa comida mas ainda falta a formação

in Notícias Gerais
Criado em 03 outubro 2011

Estudo sobre satisfação de turistas deu boa nota à Região Norte. Mas ainda não é excelente

 

Os turistas que visitam o Norte valorizam muito a simpatia com que são recebidos, a gastronomia e os vinhos e a singularidade de cada região. Mas dão nota menos positiva è modernidade, à limpeza, à preservação do património e à qualificação dos profissionais.

 

Estes são alguns dos resultados que se destacam da maior e mais completa avaliação feita, até agora, sobre a satisfação dos turistas da região Norte, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do norte (CCDRN), com participação do Turismo de Portugal. O estudo abrangeu as quatro sub-regiões turísticas, mostrando que o índice médio da satisfação, de 0 a 10, é de 7,8. É bom mas não é óptimo.

 

“É uma nota francamente positiva, mas não muito positiva, aí estaríamos ao nível do 8,5 ou 9”, disse fonte da CCDRN, que vai tornar hoje público o estudo, intitulado “Avaliação do Nível de Satisfação dos Turistas na Região Norte”. Mais de metade dos turistas (54,8%) são nacionais, seguindo-se os espanhóis (10,4%), os franceses (7,7%), os alemães (3,5%) e os ingleses (3,5%). Os restantes turistas (20,1%) são originários de outros países, não especificados no estudo.

 

 

Porto é região-âncora

 

O Porto destaca-se como região-âncora, sendo aquela para onde vai a maioria dos visitantes (59,2%). É também a única região cujos turistas (mais de metade) são maioritariamente estrangeiros e aquela com melhor índice global de satisfação (8,0), logo seguido pelo Douro (7,9). O Minho teve a “nota final” de 7,6 e Trás-os-Montes teve 7,5. Nesta última região, o mercado nacional é o que tem mais peso.

 

A avaliação promovida pela CCDRN focou-se em quatro factores, com a imagem da região a ter maior peso relativo (32%) na ponderação. Recursos turísticos (30%), infra-estruturas de suporte ao turismo (20%) e preço apercebido (18%), medidos por vários indicadores, compuseram a equação. Os turistas destacaram a simpatia dos nortenhos e a gastronomia (qualidade dos pratos típicos) com as melhores notas (8,6 para ambos).

 

Apreciaram também os vinhos regionais, o meio urbano, os transportes públicos (para tal contribuiu o metro do Porto), a facilidade em chegar (acessos), a cobertura de internet e telemóvel e a singularidade de cada sub-região. A reabilitação do património histórico, a limpeza do espaço público, a informação aos visitantes, a modernidade, a sinalização das vias rodoviárias e qualificação dos profissionais foram alguns indicadores com nota mais baixa.

 

 

Notas mais altas

  • Simpatia do acolhimento
  • Vinhos
  • Meio urbano
  • Cobertura de internet e telemóvel
  • Facilidade em chegar (acessibilidades)
  • Singularidade natural, cultural e edificada de cada sub-região
  • Gastronomia e qualidade dos pratos típicos

 

 

Notas mais baixas

  • Modernidade
  • Limpeza
  • Informação turística
  • Sinalização nas vias rodoviárias
  • Qualificação dos profissionais
  • Preservação do património histórico
  • Harmonia do edificado na paisagem natural ou rural



Fonte: Jornal de Notícias, edição de 28 de Setembro de 2011