Print

Banda Larga para as Zonas Rurais

in Notícias Gerais
Created: 17 March 2011

Com o objectivo de reduzir a clivagem digital que afecta as zonas rurais e maximizar a cobertura disponível por redes de banda larga de nova geração, o Mais Centro aprovou o projecto «Redes de banda larga» da empresa Fibro global, SA.

Com um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 21 milhões de euros, este projecto assegura a implantação da banda larga, com uma cobertura de, pelo menos, 50% da população da área geográfica de 29 concelhos da Região Centro.

A promoção da implementação alargada da banda larga de alta velocidade é um objectivo bem definido quer nas políticas comunitárias, quer nas nacionais. No que respeita às políticas comunitárias, este objectivo é patente ao nível da Estratégia i2010, bem como da recente Declaração de Granada para a Agenda Digital Europeia, aprovada em 19 de Abril de 2010 e da iniciativa Europa 2020 – Agenda Digital.

A nível nacional, a prioridade dos objectivos associados às redes de Banda Larga encontra-se na Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e no Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território, sendo ainda de destacar o Plano Tecnológico e, em particular, o programa Ligar Portugal.



Fonte: www.maiscentro.qren.pt