associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Select your language

Alteração para a Hora de Inverno em 2025

in Notícias Gerais
Created: 03 October 2025

A transição para o horário de inverno em 2025 está marcada para o domingo, 27 de outubro, coincidindo, como habitual, com o último fim de semana do mês.

Esta mudança sinaliza o fim do horário de verão, que será retomado cerca de cinco meses depois.

 

Como se processa a mudança?

  • Portugal Continental e Madeira: Durante a madrugada de sábado para domingo, os relógios devem ser atrasados uma hora, passando das 2h00 para a 1h00.
  • Açores: A alteração ocorre à 1h00 da madrugada, altura em que os relógios devem ser ajustados para a meia-noite, devido à diferença horária (UTC-1).

 

Este ajuste permite uma melhor adaptação ao ritmo solar durante os meses mais frios: as manhãs tornam-se mais escuras, mas há mais luz natural no início do dia útil, o que ajuda a aproveitar ao máximo os curtos dias de inverno. O período de luz solar continuará a diminuir até ao solstício de inverno, a 21 de dezembro.

 

A hora de verão regressa a 29 de março de 2026, altura em que se volta a adiantar os relógios, coincidindo com o início da primavera, que começa oficialmente a 20 de março.