Imprimir

Quatro mil milhões em dívidas ao fisco

in Notícias Gerais
Criado em 28 maio 2009

Os 1.533 devedores agora incluídos na lista de devedores totalizam uma dívida de cerca de 158 milhões de euros.
A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) actualizou hoje a Lista de Devedores publicitada na Internet, fazendo entrar mais 1.533 devedores, o que aumenta o total para mais de 19 mil contribuintes que devem dinheiro ao fisco.
Uma nota hoje divulgada pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública adianta que o total da dívida dos contribuintes que foram notificados da proposta de inclusão do seu nome na lista de devedores ascende a quatro mil milhões de euros.
Em termos totais, os contribuintes publicitados na Internet desde 2006 representam uma dívida superior a dois mil milhões de euros.
A maioria dos contribuintes devedores (singulares ou colectivos) está incluída nos escalões mais baixos, onde o valor mínimo da dívida é de dez mil euros.
Nos escalões mais elevados, com dívidas superiores a um milhão de euros estão publicitados 166 contribuintes (pessoas singulares e colectivas).
O número de pessoas singulares divulgadas na lista de devedores é superior ao número de pessoas colectivas, representado cerca de 60 por cento do total.
Desde a primeira publicitação da lista, em Julho de 2006, foram efectuados pagamentos por contribuintes notificados no montante de  753 milhões de euros, tendo a cobrança associada ao procedimento de publicitação vindo a aumentar sistematicamente, o que evidencia que este é um instrumento que promove a regularização da situação tributária dos contribuintes", adianta o comunicado.
Em termos de cobrança, até meados de Maio de 2009 os contribuintes notificados para publicitação na Internet efectuaram pagamentos num valor superior a 100 milhões de euros.

 
Fonte: Jornal de Notícias (27 de Maio de 2009)