associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Aumentos de preços das Telecomunicações

in Notícias Gerais
Criado em 19 janeiro 2023

Se é cliente da Meo ou da NOS, os aumentos chegam já em fevereiro.

Vodafone atualiza o preçário a 1 de março.

As principais operadoras de telecomunicações vão aumentar os preços com referência à taxa de inflação. Isto significa que o valor global das faturas aumentará 7,8%.

Meo foi a primeira operadora a alertar para a atualização do preçário em fevereiro. Na altura apontou para os 7,2%, mas a taxa acabou por ser superior, de acordo com a taxa de variação média anual da inflação em 2022 divulgada pelo INE.

NOS, por sua vez, publicou uma nota no seu site a informar que iria atualizar o preço dos serviços de acordo com o Índice de Preços do Consumidor anual de 2022, ou seja em 7,8%. Mais informou que esta atualização entraria em vigor a 1 de fevereiro e incidirá “apenas sobre as mensalidades dos serviços, mantendo-se inalteradas quaisquer outras tarifas dos serviços”.

Já a Vodafone Portugal vai atualizar os preços dos produtos e serviços a partir de 1 de março de 2023. Também numa nota publicada no seu site, a operadora prevê um aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura, referindo ainda que terá informação mais detalhada sobre os novos preços a partir de 30 de janeiro.

Recorde-se que em outubro de 2022, a ANACOM apelou às operadoras para avaliarem o impacto das suas políticas de preços, uma vez que as famílias “estão a enfrentar um aumento de custo de vida sem precedentes na história recente”. Na altura, o regulador lembrava que Portugal tem preços de serviços de comunicações superiores à média da União Europeia.

Divulgados os aumentos, torna-se claro que o apelo não surtiu efeito. Além dos aumentos nas rendas, nos juros dos créditos, nos preços dos combustíveis, nos serviços essenciais e nos produtos alimentares, conte com mais este aumento.

Fonte: e-konomista.pt, 19/1/2023