associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Saiba como renovar a carta de condução na internet

in Notícias Gerais
Criado em 14 outubro 2022

Poupa tempo e evita estar em aborrecidas filas de espera.

Saiba como renovar a carta de condução na internet.

Dizer que é possível renovar a carta de condução na internet parece uma coisa normal nos dias de hoje. Mas, a verdade é que, em Portugal, só possível desde 2017.

É verdade. Só foi possível renovar a carta de condução na internet, em Portugal, a partir de 2017. Após ter avançado com a carta por pontos, no ano antes, Portugal avançou com mais esta novidade, no âmbito da condução.

Vejamos então como o pode fazer esta renovação sem sair de casa.

 

2017 O PONTO DE PARTIDA

Na época, o Governo já andava a preparar a legislação para que esta mudança fosse o mais rápido possível.

A medida, renovar a carta de condução na internet, era um dos pontos chave que integravam o Simplex para 2017 – denominando-se como “Carta sobre Rodas”.

A ideia é que o processo de renovação fosse feito através do envio de todos os documentos necessários digitalizados para o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT), de modo a centrar todo o processo. Além disso, seguir a intenção de desmaterializar diversos processos administrativos de relacionamento dos cidadãos com os serviços de administração do Estado.

No entanto, como já acontecia, a renovação da carta de condução continuaria a poder ser feita presencialmente e também em mais locais. Contudo, para além dos balcões do IMT, ganhou então mais um canal de renovação.

 

RENOVAR A CARTA DE CONDUÇÃO NA INTERNET: COMO O FAZER

Com efeito, chegou o momento tão esperado, ”não sair de casa e fazer a renovação da minha carta de condução!”. Verá que é um processo bastante simples.

  1. Aceda à página dedicada à renovação da Carta de Condução da plataforma do IMT;
  2. Perante as duas opções, “Particulares” e “Empresas”, selecione a que lhe pertence;
  3. Faça o login ou registo. Pode usar o NIF. Neste caso a senha de acesso é a mesma que utiliza no Portal das Finanças ou com o cartão de cidadão (mais PIN). Clique novamente em “Entrar”;
  4. Em seguida, no topo da página, escolha “Pedidos” e depois, no menu do lado esquerdo, escolha a opção “Pedido de Carta de Condução”;
  5. Aparece uma nova página em que é pedida autorização para utilizar a foto e assinatura do cartão de cidadão. Preencha os dados correspondentes e selecione o pedido de “renovação” (nesta área também dá para pedir a “substituição” ou “2ª via ou duplicado”;
  6. Confirme se está tudo correto. Caso esteja, escolha a opção “Área de Pagamentos”, onde é dado o acesso aos dados para proceder ao “Pagamento de serviços”, que só pode ser efetuado 24 horas após ter terminado o pedido.

Dizer também que, verifique antes que tipo de carta de condução dispõe. Isto porque, pode existir a necessidade de realizar Avaliação Psicológica (que terá de digitalizar) e/ou atestado médico (que será enviado eletronicamente pelo profissional de saúde).

Caso necessite de esclarecer dúvidas, pode sempre contactar uma equipa responsável através do email, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

VANTAGENS DE RENOVAR A CARTA DE CONDUÇÃO NA INTERNET

A parte de todo o conceito da renovação online, não há dúvida que existem vantagens associadas ao mesmo. Seguem-se as principais.

 

Poupar tempo

Seja tempo pessoal ou até mesmo uma pausa no trabalho, à distância de um clique pode fazer a renovação da sua carta de condução de forma rápida, cómoda e sem sair de casa.

 

Evitar filas de espera

Sendo um dos pontos com que mais os portugueses se queixam, seja qual for o serviço público, não havendo necessidade, evitar o congestionamento de serviços é imperativo.

 

Poupar dinheiro

É verdade. Poupança na carteira. O custo de renovação da carta é de 30€. Se renovar a carta de condução na internet tem um desconto de 10% sobre esse valor. Por outro lado, a multa por conduzir com a carta de condução caducada é pesada. Pode chegar aos 600 euros.

 

DICAS DE RENOVAÇÃO DE CARTA DE CONDUÇÃO IMPORTANTES.

Por último, umas dicas rápidas sobre este processo para que nada falhe.

  • A revalidação da carta de condução deve requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título, consoante as idades.
  • Qualquer pessoa que tenha a carta de condução pode pedir a revalidação. Os condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, ciclomotores e tratores agrícolas.
  • O prazo da revalidação depende de como fizer o pedido. Se pedir através da internet, a revalidação é feita em 10 dias.

Em suma, seja renovar a carta de condução na internet ou presencialmente, nenhum dos processos tem é complicado, especialmente o digital. Logo, se está a chegar a hora, nada como reler mais uma vez este artigo e em caso de dúvida contactar as respetivas entidades responsáveis.

Fonte: e-konomista.pt, 13/10/2022