Imprimer

Vai iniciar-se no mundo dos negócios? Siga estas dicas para uma gestão de sucesso

in Notícias Gerais
Création : 11 août 2022

Abrir um negócio, pressupõe um conjunto de regras e muita responsabilidade.

Para ajudar o início de quem entra neste mundo pela primeira vez, a The Alternative Board (TAB) Portugal partilha seis dicas de como gerir um negócio com sucesso:

– Ter a contabilidade organizada é crucial: deve ser a primeira preocupação na abertura de um negócio ter um contabilista que saiba gerir todos os assuntos relacionados com impostos, IVA, Segurança Social, etc. No entanto, não deixa ser importante o responsável da empresa estar a par de todas as questões geridas pelo contabilista para evitar “sustos”.

 

– Ter consciência que os clientes demoram a pagar: tendo em conta esta premissa, as contas têm de ser organizadas nesse sentido para que o negócio possa continuar mesmo com os pagamentos de clientes em atraso.

 

– Saber que não são só os clientes que importam; os fornecedores também são importantes: a expressão “o barato sai caro” adequa-se neste assunto, pois por vezes as empresas dão mais prioridade a fornecedores que vendam mais barato mas depois acabam por não fornecer serviços de qualidade, o que leva à perda de clientes.

 

– Ter um plano de marketing: esse plano vai saber onde “estão” os clientes alvo do negócio e a forma como os alcançar, dentro das possibilidades financeiras da empresa. Se possível, recorrer a profissionais personalizados.

 

– Preparar e adaptar é essencial para momentos mais difíceis: em negócios sazonais, há períodos onde há menos faturação e, por isso, deve haver uma pré-gestão para esses momentos. Mas mesmo para os que não têm esses períodos, “é essencial ter sempre um plano de contingência e saber adaptar-se às novas realidades, reinventando-se se necessário for”, explica a empresa.

 

– Probabilidade elevada de passar muitas noites mal dormidas: tendo em conta que ser empreendedor é complicado e trabalhoso, há muitos jantares de família, saídas à noite e fins de semana que vão ser passados a trabalhar.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 11/8/2022