Imprimir

O que deve saber para escolher um PPR

in Notícias Gerais
Criado em 10 dezembro 2014

O Jornal de Negócios alerta hoje para a necessidade de ter que definir bem aquilo que pretende antes de escolher um Plano de Poupança Reforma. Os seus objetivos, a rendibilidade e os custos da operação são alguns dos aspetos a ponderar.

Está a pensar aderir a um Plano Poupança Reforma mas está indeciso, com toda a oferta existente, sobre o que será mais adequado para si. Antes de escolher, refere o Jornal de Negócios, pense bem naquilo que procura e atente aos critérios que o irão ajudar a tomar uma decisão. Primeiro que tudo deve tentar responder à questão “quanto vou precisar quando me vou reformar, tendo em conta o valor previsível da pensão da segurança social”.

Em seguida, deve tentar perceber que plano corresponde mais ao seu perfil, sendo que existem quatro tipos de perfis de investidores, que podem ir do PPR com taxa garantida, que lhe dá menos garantias mas mais rentabilidade; ao PPR com capital garantido, que lhe confere menos garantias e potencial de rentabilidade relativamente limitado.

Tenha depois em atenção aos custos que um PPR exige. Existem os custos de subscrição, de gestão anual e de transferência, quando se quer mudar o plano para outra sociedade gestora.

Por fim, e embora as rendibilidades futuras nunca sejam certas, é importante ter informação sobre a rendibilidade no longo-prazo e saber se foram acima da taxa de inflação média.

 

Fonte: www.noticiasaominuto.pt, 10 de dezembro de 2014