Imprimir

Passaporte Romaria S. Bartolomeu Premiou Clientes do Comércio Tradicional de Ponte da Barca

in Eventos
Criado em 06 setembro 2020

Campanha chegou ao fim com balanço muito positivo

Foram sorteados os passaportes vencedores da Campanha de Compras de S. Bartolomeu 2020. O sorteio teve lugar na sede da Comissão de Festas de S. Bartolomeu em Ponte da Barca.

Esta iniciativa foi criada numa parceria entre, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a Associação Concelhia das Festas de S. Bartolomeu contando com, o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com especial destaca para as empresas do concelho, tendo como objetivo a sensibilização para as compras no comércio tradicional e a celebração da Romaria de S. Bartolomeu.

Augusto Marinho, Presidente da autarquia de Ponte da Barca em entrevista à ACIAB realça que “Este é um dos muitos casos em que quando as instituições cooperam os resultados atingidos são muitos bons!”, frisando que “ vivemos um tempo diferente, todos nos estamos a adaptar , e, o comércio ressentiu-se desta ausência de pessoas com frequência de pessoas e conjugar a romaria, a ACIAB e o município veio no fundo estimular um pouco o apoio ao comércio tradicional (…) e com esta iniciativa procuramos levar as pessoas a consumir um pouco mais no comércio tradicional dando assim força e projeção ao nosso comércio!

O autarca expôs ainda que, este exemplo de parceira com a ACIAB é para  intensificar, adiantando que   (…) já falamos na  necessidade de sentar, de conversar mais (…) de definir politicas articuladas entre o setor empresarial e as politicas publicas neste caso, as que nos dizem respeito no município, de forma a intensificar esta relação que trás sempre resultados benéficos para todos , seja para os comerciantes, seja para os consumidores e até para quem tem a incumbência de gerir a causa publica, neste caso o município” conclui.

Para o presidente da Comissão de Festas de S. Bartolomeu, Pedro Bragança , a importância da iniciativa “está vista dentro da caixa onde se fez o sorteio! Imensas pessoas que participaram! Os comerciantes aderiram, os barquenses aderiram a esta participação e, como vimos também no sorteio houve pessoas de fora do concelho que, também aderiram. Desde logo aqui, a grande importância da Romaria de S. Bartolomeu nesta parceira que fizemos com a ACIAB e a Câmara Municipal. Sem dúvida que é uma parceria para repetir.” Pedro Bragança diz-nos ainda que, espera que seja uma iniciativa para continuar a fazer parte do programa das festas da Romaria de S. Bartolomeu, sendo o comércio tradicional o grande parceiro da Romaria , (…) estando disponíveis para ajudar o comércio tradicional  é sem duvida muito importante para levar mais longe a Romaria de S. Bartolomeu e fazer dela , sem duvida alguma a Romaria de Portugal.

Francisco Araújo , Vice-presidente da ACIAB, realça que foi o primeiro ano que se realizou esta parceria e que “correu bastante bem (…) conseguimos fazer ,o que nunca tinha sido feito aqui Ponte da Barca, com que 200 estabelecimentos comerciais, de vários setores, principalmente comercio , mas de várias áreas de negócios, conseguissem estar todos a fazer parte desta parceria, portanto, isso demonstra que efetivamente aquilo que tentamos todos juntos fazer é uma mais valia acima de tudo, para as empresas, para o negócio, para os comerciantes (…). Sentimos que as pessoas tiveram uma aderência total (…). O ideal será, e, vai acontecer, acreditamos, repetir nos próximos anos (…)  e acima de tudo dar maior visibilidade ao comercio e aos comerciantes. É uma altura critica, em que sentimos que o comercio esta um pouco debilitado é importante lançar esta dinâmica empresarial e no fundo mostrar que o próprio comercio também está presente e também quer fazer parte da vida de Ponte da Barca.” O Vice previdente destaca ainda que, a ACIAB está sempre disponível para participar com a autarquia, a associação de festas e outras entidades que façam parte do concelho com objetivo, de dinamizar Ponte da Barca e que, está em aberto ainda este ano fazer mais atividades em parceria. Perante a demonstração, por parte da autarquia e da comissão de festas, no interesse em fazer futuras parcerias com a ACIAB, Francisco Araújo diz que, que “é o caminho a ser traçado, é algo que nos queremos , é algo que pensamos, a dinâmica do concelho de Ponte da Barca passa efetivamente por um conjunto de iniciativas e eventos que se vão fazendo da parte publica, logico, mas também a parte empresarial tem que ajudar, tem que estar presente (…). É fundamental a junção da parte publica com a parte privada, dá uma dinâmica que é necessária e, fundamental ao concelho em si e é isso que nos queremos, é o que queremos propor à própria câmara fazer muitas mais iniciativas que sejam, validas para a parte empresarial, tanto do comercio, como da industria, do turismo e dos serviços e de maneira a que Ponte da Barca possa estar numa perspetiva de conquistar  ano após ano novas etapas e, ao mesmo tempo a promover o município de ponte da Barca (…).

 

Esta é, pois, uma iniciativa com saldo positivo para os parceiros ACIAB , autarquia e comissão de festas sendo unanime que tem de continuar!