associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

CONCURSOS | SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - SI2E

in Destaque
Criado em 14 junho 2017

NORTE 2020 financia SI2E

Os Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020, dos quais se destaca o NORTE 2020, vão financiar o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), criado em Diário da República pela Portaria n.º 105/2017, de 10 de março, com a prioridade de combater o desemprego. Em causa estão apoios diretos à criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos, bem como à expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.

Participam na gestão deste instrumento de apoio os Grupos de Ação Local (GAL) das DLBC e as Entidades Intermunicipais (Comunidades Intermunicipais e Área Metropolitana do Porto).

INVESTIMENTO:

Até 100 mil euros, nas Intervenções GAL

Superior a 100 mil e até 235 mil euros, nas Intervenções CIM

Incentivos (Não Reembolsável - Fundo Perdido)

- Investimento físico, na componente FEDER (30% a 60%)

- Investimento em criação de emprego, na componente FSE (100%)

Despesas elegíveis:

Investimento físico, na componente FEDER

Máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte; Equipamento informático, incluindo software standard ou desenvolvido especificamente para a atividade da empresa; Conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções; Domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de «software as a servisse», criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca; Serviços de arquitetura e engenharia relacionados com a implementação do projeto; Material circulante diretamente relacionado com o exercício da atividade em que seja imprescindível à execução da operação; Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia; Obras de remodelação ou adaptação; Participação em feiras e exposições no estrangeiro.

Investimento em criação de emprego, na componente FSE

​​Criação do próprio emprego Criação do próprio emprego; Criação de postos de trabalho para desempregados inscritos há mais de 6 meses no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), incluindo desempregados de longa e muito longa duração; Criação de postos de trabalho para jovens até 30 anos à procura do primeiro emprego inscritos no IEFP, I. P., como desempregados há pelo menos 2 meses.

O SI2E contará com 147 milhões de Euros do NORTE 2020 e prevê a aplicação de majorações a investimentos realizados em territórios de baixa densidade, tendo em vista uma maior dinâmica das micro e pequenas empresas do interior. Saiba mais aqui.

Para mais informações consulte  www.norte2020.pt/si2e

 

Fonte: www.norte2020.pt, 14/03/2017